Após a finalização da instalação do pacote de programas, você verá em sua tela inicial 4 atalhos do sistema, sendo eles: “Galileo PDV”, “Galileo Retaguarda”, “Galileo Configuração” e “Galileo Atendimento”:
Para dar início ao cadastro dos itens básicos utilizaremos o módulo “Galileo Retaguarda”. Ao abrir a aplicação a primeira tela irá solicitar um usuário e senha. Esses dados estarão no e-mail que você recebeu quando solicitou o teste, basta inserir e clicar em ‘OK’ para acessar a aplicação:
Após fazer o login, você verá essa página:
CADASTRO DE PRODUTOS
Abrindo a aplicação Galileo Retaguarda, clicaremos em “PRODUTOS” para dar início ao cadastro dos produtos que serão vendidos no estabelecimento. Lembrando que para cadastro de produtos são necessárias todas as informações para comunicação com SEFAZ, essas informações são adquiridas com contador responsável para que consiga cadastrar os produtos no sistema.
Após clicar em “Produtos”, você verá a seguinte tela:
A partir daqui, veremos como cada espaço deve ser preenchido e o que significam.
Código de barras/código interno:
Para efetuar o cadastro podemos criar um código interno para cada produto, gerando um código manualmente ou clicando em ‘Gerar Sequencia’, sendo possível também utilizar o código de barras do próprio produto por meio de um leitor de código de barras.
Descrição e Descrição Reduzida:
Inserir o nome do produto (o ideal é que nessa descrição esteja preenchido as informações mais importantes do produto), e em ‘Descrição Reduzida’ iremos identificar o produto de forma breve para que saia no cupom não-fiscal:
Grupo:
Aqui vamos classificar em qual grupo o item se enquadra (exemplo: suco natural, cerveja, refrigerante se enquadram no grupo “Bebidas”). Em “Subgrupo” iremos definir em qual segmento cada item se encaixa (exemplo: suco natural se encaixa em “Bebidas Naturais”, cerveja se encaixa em “Bebidas Alcoólicas”, refrigerante se encaixa em “Refrigerantes”). Em “Unidade” iremos definir a forma como o produto é vendido (exemplo: unidade, pacote, kilo, caixa etc). Em “Alíquota ECF” por padrão deixamos em F – 0.0.
CONFIGURAÇÃO DE ITEM DE BALANÇA (1ª etapa):
Em ‘Qtd por emb’ pode-se especificar quantos itens vem na embalagem. Em ‘Tara’ acrescenta-se o peso deve ser zerado na balança para aquele determinado item.
ESTOQUE E FORNECEDOR:
Em 'Estoque loja' fornecemos a quantidade de item temos no estabelecimento, o campo 'Estoque Depósito' deve ser preenchido caso trabalhe com estoque em depósitos, já em 'Fornecedor Padrão' pode-se manter o controle de fornecedores (é possível cadastrar fornecedores no sistema em “Retaguarda Completa”, como veremos posteriormente).
PREÇOS, OPCIONAIS, BALANÇA E IMPOSTOS
Na parte inferior da tela de cadastro de produtos temos as opções de ajuste de preço, opcionais e adicionais, balança e impostos.
SESSÃO PREÇOS:
Em “Custo”, preenchemos com o valor que pagamos/gastamos para adquirir/produzir o produto.
Em “Margem (%)” podemos trabalhar com a margem de lucro calculada por porcentagem, ou seja, se o produto tiver o custo de R$1,00 e preenchermos a margem com o valor de 100,00, o valor que o produto apresentará para o consumidor final será R$2,00. Caso não optemos em trabalhar com margem, podemos deixar com o valor 0,00 e preencher manualmente o valor do produto no campo “Venda Tab 1”.
Para bloquear a venda do produto em dias específicos para isso basta selecionar o dia em que não quer vender o produto.
É possível trabalhar com tabelas com preços diferenciados, sendo a última opção o valor que o produto terá no aplicativo. Veremos mais sobre o funcionamento das tabelas 2 e 3 em outro momento.
Pode-se programar uma promoção, definindo a data de início e de final, além do preço do item durante o período da promoção.
Caso haja a necessidade de uma alteração fixa no valor do produto, pode-se programar a data para a alteração entrar em vigor, além da possibilidade de já deixar o valor programado.
Finalizando a aba “Preços” temos a possibilidade de disponibilizar o produto para ser vendido como “Atacado”, configurando a quantidade de itens a ser considerado e o valor que cada unidade terá quando vendido por atacado.
SESSÃO BALANÇA:
Se o item é vendido por peso, basta clicar na aba “Balança” e selecionar a opção ‘Exportar p/ balança’ e conferir se o ‘Código na balança’ foi gerado. Em ‘Validade’ é possível adicionar o tempo de validade do produto em questão. Em ‘Tara’ pode-se configurar um valor fixo para a tara do produto (geralmente é utilizado quando o produto é vendido em embalagem). Em ‘Departamento’ podemos determinar a qual setor o item pertence (frutas= hortifrúti, carne= açougue, frios= padaria etc.), os demais campos são opcionais, não sendo obrigatório o preenchimento dos mesmos. Observação: veremos como cadastrar setores em outro tutorial.
SESSÃO OPCIONAIS:
Para cadastrar opcionais ou adicionais basta abrir a aba ‘Opcionais’, e em “Novo Opcional” digitar o nome do opcional que deseja adicionar. Se o opcional tiver algum custo para o cliente basta digitar o valor no campo ao lado, caso o opcional seja gratuito basta deixar o campo de valor em 0,00. Após preenchido esses dois campos clicamos em ‘Gravar’.
Após adicionar os opcionais, os veremos na caixa “Opcionais Cadastrados”. Para relacioná-los ao produto que estamos cadastrando basta clicar no botão “>>”, o que fará com que o item passe para o campo “Opcionais relacionados ao produto”.
SESSÃO IMPOSTOS:
É obrigatório o preenchimento correto desta aba, para isso recomendamos que solicite a orientação do seu contador.
Após preencher todos os campos corretamente basta clicar em “Gravar”, botão que fica na parte superior esquerda da tela.
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